terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

TODOS OS CURSOS NO PERÍODO DA NOITE, DAS 18h ÀS 23h

TODOS OS CURSOS NO PERÍODO DA NOITE, DAS 18h ÀS 23h

COM CERTIFICADO EM TODOS OS CURSOS

CERTIFICADO DE 40 HORAS PARA QUEM PARTICIPAR DE TODOS CURSOS

INSCRIÇÕES GRATUITAS – VAGAS LIMITADAS

 

Gastos Públicos e Financiamento da Educação Municipal

PÚBLICO ALVO:  Dirigentes Municipais; Diretores de Escola Municipal; Especialistas em Educação; Professores; Vereadores; Estudantes de Pedagogia, Contabilidade, Direito e Administração

TEMAS: FUNDEB – como é composto, fiscalização, como aumentar o repasse, o que pode e não pode; A Educação municipal na LOA, LDO e PPA; Outros recursos da Educação: Salário Educação, Transporte Escolar, Merenda Escolar e outros; Conceituação de MDE e sua inserção na Constituição e na Lei de Responsabilidade Fiscal; Captação de Recursos via Convênios dos governos Estadual e Federal; Projetos que podem aumentar a receita.

 

Educação e Pluralidade de Concepções: alternativas para pensar uma educação criativa

PÚBLICO ALVO: Dirigentes Municipais; Diretores de Escola; Professores; Alunos de Pedagogia ou qualquer licenciatura

TEMAS: As correntes do pensamento pedagógico: Escola Nova, Escola Tradicional, Escola Tecnicista, Pedagogias Crítico Reprodutivistas; A Crítica da Educação feita por Demerval Saviani; As inúmeras possibilidades de se pensar Educação; Conhecendo teorias diferenciadas de Educação: a Escola de Summerhill e a Teoria da Desescolarização da Sociedade.

 

Fundamento de Direito Educacional – de quem é direito de quê?

PÚBLICO ALVO: Dirigentes de Ensino; Inspetores Escolares; Diretores de Escola; Professores; Gestores Públicos; Alunos de Pedagogia ou qualquer licenciatura.

TEMAS: As normas jurídicas que regulam o Direito Educacional em suas várias esferas de competência; a diferença entre Rede e Sistema de Educação; o papel dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação; o Conselho Municipal de Educação e sua autonomia; Sistema Municipal ou Estadual de Ensino; o papel do Estado nos municípios sem Sistema próprio; Tipos de Escolas Privadas: filantrópica, confessional, comunitária e particular – entendimento da legislação.

 

Iniciação Científica e Pesquisa na Educação Básica – uma proposta de intervenção

PÚBLICO ALVO: Profissionais da Educação; Estudantes de Licenciatura e Bacharelado; Pesquisadores.

TEMAS: O que se entende por Pesquisa?; Educação Básica com Ensino, Pesquisa e Extensão; Produção Científica no Ensino Fundamental e Médio; Projetos bem sucedidos de Iniciação Científica Júnior; Financiamento de Projetos de Pesquisa na Educação Básica; O FEBRACE; O Projeto Jovem Cientista.

 

A atuação do profissional do magistério como mediador das políticas de Acesso ao Ensino Superior

PÚBLICO ALVO: Profissionais da Educação

TEMAS: O funcionamento do ENEM; PROUNI; SISU; FIES; Ciência Sem Fronteiras; Universidade Aberta do Brasil; Vestibular Seriado; Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição de Vestibulares; Programas similares em nível estadual em Minas Gerais e São Paulo.

 

A Criatividade em Educação: traçando paralelos entre diferentes tempos e lugares

PÚBLICO ALVO: Dirigentes Municipais; Diretores de Escola; Professores; Alunos de Pedagogia, Licenciaturas, Direito e Administração; Vereadores.

TEMAS: As mudanças do Ensino Secundário no Brasil Republicano – as reformas Benjamim Constat, Epitácio Pessoa, Rivadávia Correia, Carlos Maximiliano, João Alves – Rocha Vaz, Francisco Campos, Gustavo Capanema, LDB de 1961 e LDB de 1971; as inovações da LDB de 1996; comparações e paralelos, convergências e divergências entre a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e São Paulo, e entre redes municipais; o Caderno Pedagógico 9: a Escola Cidadã de Porto Alegre; as Experiências de Belo Horizonte, Blumenal, Araraquara, Catanduva e do Mato Grosso do Sul; possibilidades de criação de redes municipais diferenciadas de ensino.

 

Fundamentos Teórico-Metodológicos do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

PÚBLICO ALVO: Profissionais da Educação; Estudantes.

TEMAS: A história e filosofia do ENEM; Como funciona o Novo ENEM – documentos básicos; O que cai na prova?; Estrutura básica de um Item da Prova do ENEM; Uma ideia remota do funcionamento da Teoria da Resposta ao Item – TRI; Critérios de correção da Redação do ENEM; Interpretação de resultados; Como prever o que pode ou não pode cair na Redação e nos Itens com base no que publicamente divulga o INEP.

 

 

 

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